Os 3 Passos Definitivos Para Entrar No Jogo E Ter Resultado Com Pregão Eletrônico

3-passos

Por ser um nicho de mercado altamente lucrativo e cheio de vantagens, o pregão eletrônico atrai empresas de todas as áreas, no Brasil inteiro. Todos querem vender para o maior comprador do país: o governo.

O problema é que muitos não sabem por onde começar. Tudo parece muito complicado, e é tanta informação que fica difícil definir um ponto de partida. Mas o pregão eletrônico não é um bicho de sete cabeças, e a forma de participar é um caminho com começo, meio e fim.

A primeira coisa que precisamos fazer, antes de tudo, é entender que esse ramo é lucrativo e que por meio dele ganhamos dinheiro trabalhando de forma honesta. Tudo o que precisamos fazer, é buscar capacitação e aprender a jogar.

É muito importante ter isso em mente antes de começar, porque entrar nesse mercado, como eu já disse, não é nenhum desafio, mas também não vai ser simples. Então, manter o pensamento positivo e entender que a dificuldade inicial faz parte do processo é fundamental para manter a motivação que vai te levar ao próximo nível.

E com essa ideia em mente, vamos aos primeiros passos definitivos para participar de um pregão eletrônico:

1. Entender as leis que regem a modalidade

Quando falamos de licitação, não estamos lidando com qualquer cliente, trata-se da esfera pública. Então é claro que todo o processo será sustentado por leis que garantem que nem ele, nem o fornecedor saiam prejudicados. E conhecer cada uma delas é muito importante para entender como funciona o processo, o que é esperado do serviço, quais são os direitos e deveres de cada parte e quais são as penalizações caso algo fuja do que foi combinado em contrato.

Quanto mais soubermos, menores a chances de sermos pegos de surpresa em alguma situação no meio do caminho.

2. Ficar por dentro do funcionamento da parte operacional

Para trabalhar com pregão eletrônico, é muito importante entender como funcionam os portais de compra do governo, que é onde tudo acontece.

Atualmente existem várias plataformas, e cada uma possui exigências e funcionamento diferentes.

Por isso, a dica é bisbilhotar; entrar nos portais e buscar informações para entender como operam e qual seria a melhor escolha para cada um. O que não faltam são opções.

3. Partir para a ação

Uma vez que entendemos como o processo funciona, só resta colocar a mão na massa. E aqui, o ponto de partida é o cadastro no SICAF, que é basicamente a porta de entrada para o mercado dos pregões eletrônicos.

Se você quer entender melhor sobre o que é o SICAF e como ele funciona, clique aqui para ler nosso blog post sobre o assunto.

A partir daí, estamos oficialmente em ação, e temos que ter em mente que tudo deve ser feito com cuidado, já que quando o governo escolhe um vencedor, todo o serviço é descrito em contrato, e qualquer falha pode e vai ser penalizada.

Esses são os três passos definitivos para começar a atuar com pregão eletrônico. Se você quiser saber mais sobre essa área, ficar por dentro das novidades, e entender passo a passo como você e o seu negócio podem crescer e lucrar com licitação, faça agora sua inscrição no nosso canal no youtube, que lá tem vídeo todos os dias com dicas, tutoriais, passo a passo e tudo o que você precisa saber para entrar com tudo nesse mercado.

Picture of Hedder Barduco
Hedder Barduco

Empreendedor inquieto e obstinado que opera no mercado de licitações com foco no pregão eletrônico desde 2009.

Posts anteriores

Precisa de ajuda?